Casos, acasos, pensamentos e devaneios

...somos parte de um todo cheio de momentos inusitados que nos levam a refletir e concluir que a vida pode sim ser mais simples, que pode sim ser vivida e, a parte disso, podemos sim fazer a diferença...



terça-feira, 13 de abril de 2010

Minha Tia é um barato!

Tenho vários tios, mas nenhum deles se compara a Tia Diana. Essa é verdaderiamente uma figura, só conhecendo pra entender como funciona aquela criatura. Desde criança que me afinei muito com o jeito dela, sempre muito alegre, espontânea, exagerada, inocente, carente, atenciosa, rancorosa, enfim... as vezes nem eu consigo entender como alguém pode ser tão diversificado em sentimentos.
Parceira de farras, adoradora de um forró (lamentável que sejam daqueles de plástico - entenda-se por forró de plástico esses "forrós" eletrônicos com letras absurdas e muitas vezes sem letra nenhuma, tipo: avião, solteirão, paredão e outros "ão" do forró que se proliferam como pestes, matando e envergonhando a boa música popular nordestina) é daquelas que dança até o suor bater na canela. Foram inúmeras as aventuras que tivemos juntos, desde sair de madrugada na escuridão da noite para irmos ao tradicional forró de "Pedro Rola" no sítio olho d'água, município de Serraria, ou dançar forró a noite toda na chuva no São João de Solânea, curtindo Tom Oliveira.... eu de chapeu de couro, de botas de cano baixo, completamento encharcado da chuva (e de cachaça), minha tia a essa altura ja havia perdido a chapinha, rosto manchado da maquiagem e sandálias na mão. Percebe-se logo a quem puxei, ela é daquelas que só sai da festa com o lixo!
Mas tem um momento que eu gostaria de destacar aqui. Como havia frizado antes, minha tia é bem inocente, e um dado dia sem ter muito o que fazer resolvi passar um trote nela. Na época ela havia instalado uma linha telefonica em casa e logo repassou o número para mim. Aproveitando aquela situação, não exitei e tratei de por minha artemanha em prática. Ligo pra minha tia dizendo ser um técnico em telecomunicação a serviço da Telemar e precisava fazer alguns testes na linha recém adquirida pra saber se estava funcionando adequadamente. Pedi a ela que prestasse muita atenção e executasse todos os comandos repassados por mim, e foi mais ou menos assim:
- Boa noite! Aqui é Roberval Soares, sou tecnico em telecomunicação e estou a serviço da telemar para realizar um teste nessa linha de telefone fixo recém adquirida e instalada nessa residência. Gostaria de falar com a proprietária da linha, a Sra. Diana, ela se encontra?
- Pois não, é ela quem fala.
- D. Diana, eu preciso verificar se sua linha encontra-se em pleno funcionamento e para tanto preciso repassar alguns comandos e solicito que a senhora os execute com precisão.
- Ta certo.
- Pois bem D. Diana, a senhora está conseguindo me ouvir direito? Sem ruídos, cortes ou interferências na ligação?
- Sim moço, estou lhe ouvindo perfeitamente!
- Muito bem D. Diana, então vou solicitar que emita alguns sons para que eu possa conferir com meus aparelhos o retorno dos mesmos. Tudo bem? A senhora por favor pode emitir o som de uma latida de cachorro?
- Oi? Fazer o que?
Neste momento achei que não ia rolar, que ela não iria fazer isso. Mas insisti entonando mais a voz e evitando ao máximo passar insegurança pra ela.
- D. Diana, Estou solicitando que a senhora imite um cachorro latindo. Preciso disso para conferir o retorno do som no meu aparelho.
- Um cachorro!!!???
- Isso!
E eu imaginando: "ela não fará isso"!!!
- ehehe, aí meu Deus.. la vai moço!...
Com um tom meio tímido, ela imitou um cachorrinho bem acanhado.
-... au au... au au.... au au...
Se fosse nos dias de hoje eu completaria: "eu sou o lobo mau!!!"
-... ta bom?
Na tentativa de encorajá-la a soltar mais a voz, insisti mais!!
- D. Diana, acho que a senhora emitiu o som muito baixo, não deu pra meu aparelho fazer a leitura do som emitido.. A senhora podia emitir o som um pouco mais alto?
E dessa vez ela parecia muito brava!!!! Latiu com vontade!!
- AU AU AU AU AU
- Ótimo D. Diana!
- Agora por favor a Senhora pode imitar um bode berrando?
- Ai meu Deus agora é um bode?
Imaginei que ela acharia isso demais, e com certeza iria desligar o telefone na minha cara, mas...
- Isso D. Diana, a senhora me perdoe, mas é um procedimento obrigatório para que eu possa emitir um laudo a respeito do bom estado de sua linha telefônica.
- Não.. tudo bem moço.. bééééé... bééééé... béééeé...
- Excelente! Agora emita o som de uma vaca!
E por aí foi, ela emitiu o som de uma vaca, de uma galinha... e pra não ficar só nisso, como vi que ela ja tava obedecendo sem questionar, resolvi incrementar o teste.
- D. Diana, vejo que o som emitido em sua linha telefonica até agora parece estar bem. Meu aparelho ja confirmou alguns resultados. Agora preciso que a senhora emita estes mesmos sons realizando algum movimento junto. Por isso vou pedir que a medida que a senhora estiver emitindo o som do berro de um bode, a senhora tb pule aí proximo ao seu aparelho!
- Puuullaaarrrrrr !!!!??????? ô moço, esse negócio ta muito estranho! É necessário mesmo que eu pule?
- Sim D. Diana, é preciso para confirmar o bom funcionamento de sua linha! Por favor a senhora pode emitir o som solicitado e pular ao mesmo tempo?
- Ta moço... Bééée béééé... ´bééééé!!
- D. Diana! Me perdoe a pergunta, mas a senhora ta pulando mesmo?
- Sim moço!
- Perdão! É que meu aparelho não ta acusando variações no som, dando a entender que o procedimento não está sendo executado por completo! Vou solicitar mais uma vez que proceda corretamente o solicitado. Por favor agora.
- Bééé... bééééehehehehe
- Agora sim D. Diana.. muito obrigado. Preciso agora pra finalizar o seu teste solicitar mais um procedimento. Por favor! O Seu aparelho é de fio ou sem fio?
- O meu aparelho de telefone?
- sim
- É com fio
- Pois bem, solicito que a senhora segurando o gancho no seu ouvido tente se afastar o máximo possível do aparelho.. e vá me falando enquanto estiver se afastando dele!
- Certo, estou me afastando moço!
- Pode ir se afastando D. Diana, o máximo que puder!
- Tou me afastaaaaaando, tou me afastaaaaannndo, tou me afastaaaannndo!!!!
- Isso D. Diana, pode ir mais!
- Moço, ja ta bem esticado o fio do telefone!
- Pode afastar mais D. Diana. Vejo aqui que ainda tem como esticar mais!
- Tou me afastaaaaaaaannndo...tou me... ai meu Deus.. o aparelho vai cair moço!!!!!
Aí eu num aguentei mais, e caí numa gargalhada sem freio. Minha tia quando percebeu que se tratava de um trote, ficou danada me perguntando como eu poderia fazer uma coisa dessas e, como ela pode ter caído num trote desses? E passou dias lembrando disso e rindo sozinha da inocência dela! Até hoje damos boas risadas com essa história. Ela me fala que todas as amigas delas a perguntam como ela pode ter caído nisso e ela responde: "Mulééé, e eu lá sabia que era um trote! Meu sobrinho engrossou ainda mais a vóz dele mulé!!! E ele tava falando sério demais... Eu tava até gostando de ouvir aquela vóz grossona no pé do ouvido!!... Aí pronto, tudo o que ele mandava eu fazia mermo!!!"
Enfim, são muitas histórias e provavelmente muitas ainda virão.
Pra finalizar gostaria de expor aqui o quanto amo você Tia Diana. Continue sempre essa pessoa iluminada que a senhora é! Beijos do seu sobrinho.

Um comentário: