Casos, acasos, pensamentos e devaneios

...somos parte de um todo cheio de momentos inusitados que nos levam a refletir e concluir que a vida pode sim ser mais simples, que pode sim ser vivida e, a parte disso, podemos sim fazer a diferença...



quarta-feira, 21 de abril de 2010

"Arroi di leite"

Solteiro convicto, moro só em um apartamento. Como trabalho o dia inteiro resolvi contratar uma "secretária do lar" para me ajudar a manter a ordem no ap, lavar e passar minhas roupas e, principalmente, cuidar de minha alimentação diária, necessidade premente para quem quer manter-se bem alimentado numa cidade em que as opções de restaurante são escassas e, as que existem, não têm variedade nos ítens de consumo. Me parece que em Pombal, "arroi di leite" (iguaria à base de arroz da terra, também chamado de arroz vermelho, preparado no leite ou creme de leite, podendo vir incrementado com queijo de qualho) é o carro chefe, nunca vi coisa igual em lugar nenhum no mundo! Se você optar por ir a uma churrascaria, o "arroi di leite" ta lá como acompanhamento; se vai a um "self service" o "arroi di leite" também está lá, o primeiro da fila, tanto no almoço como no jantar. Um dia fui convidado para almoçar na chácara do senhor Diretor do CCTA/UFCG e quem tava lá? Todo amostrado na mesa? quem? quem!!??? O bendito "arroi di leite". Tenho a impressão que se um dia chegar na casa de alguem de supetão, em vez do anfitrião oferecer-me um copo d'água, perguntaria: "Você aceita um takim de arroi di leite?". É o fim!!!!! Eu não aguentava mais. E por isso tratei logo de contratar a minha "Secretária do lar", um anjo caído do céu pra me salvar. Pelo menos era o que eu esperava!!!

Ela é bem tímida. Criada na zona rural, sítio denominado de Canoas, município de Pombal, mas já morando na zona urbana há algum tempo. Me parece que por mais seca que seja Pombal, a minha secretária nunca havera deixado a "Canoa" onde nasceu!! Sem querer maltratar, é "bixo do mato" mesmo, daquelas figuras acanhadas, matutona, passa por mim toda cabisbaixa que até parece querer colocar a cabeça entre as pernas. ôps! Será que estou me fazendo entender na última passagem (trexo)!!?? Espero que sim. Enfim, ela é tão cismada que se assusta por besteira. As vezes fico a procurar algo que não sei onde ela "escondeu" durante a arrumação do ap, e vou então à cozinha questioná-la onde posso encontrar o que procuro, mas, quando abro a boca pra perguntar algo, a mulher dar um grito e um pinote, solta o que tiver na mão e arregala os "zóio" e, como quem tivesse vendo um fantasma, roga à Deus: "Valei-me Pai do Céu!!!" Eu acabo me assustando também com uma "presepada" daquelas e pergunto:
- O que danado foi isso filha de Deus?

E ela me responde:
- Armaria homi, o senhor com essa voz grossa e eu aqui intritida cas coisa pro mode fazê! Eu caje tive um troço!!!

Aí pronto, eu me esqueço logo o que iria perguntar e saio de perto pra ela continuar os afazeres.
Mas enfim, voltemos à questão prioritária neste post, o fato de eu ter contratado uma "secretária do lar". Havia combinado com ela como seria o seu trabalho no meu ap. Principalmente a questão da alimentação, havia deixado claro que gostaria de um cardápio variado durante a semana, uma vez que já não aguentara comer nos restaurantes da cidade, pois serviam a mesma coisa, no almoço e no jantar, todos dias! Tratei logo de fazer uma feira bem variada em ítens e adquiri toda a parafernalha (panelas de todos os tipos, ralador, abridor, escorredor...ai que dor!!!...no meu bolso). Agora entendia a funcionalidade do tal "chá de panela" realizado pelos casais dispostos a se submeter a um enlace matrimonial. Claro que isso foi solicitação de minha recém contratada "Secretária do lar", que destacava ser, toda aquela parafernalha, necessária para o êxito em seu trabalho. Primeiro dia de trabalho de minha secretária, cheguei da universidade e já da escadaria do prédio sentia um cheiro muito agradável, nunca antes sentido na história do meu ap. Era o almoço que me aguardara! Ela preparou um feijãozinho delicioso, um arroz à grega, uma macarronadazinha básica, um pouco de purê, uma saladinha esperta e um bife cozido na panela que dava água na boca! Feliz com o banquete, comi e sai bem satisfeito! Tão satisfeito que, da mesma forma que no almoço, nem arrisquei a opinar sobre o que ela poderia fazer no jantar, deixei-a bem avontade. Pois bem, quando cheguei à noite minha secretária ja tinha ido para casa, pois precisava chegar cedo para preparar o jantar dos dois filhos e sair correndo para o EJA (Escola de Jóvens e Adultos) onde cursa o 5º ano do ensino fundamental. Ao entrar em casa senti, mais uma vez, o cheiro agradável de comida pronta. Estava envolta em panos sobre o fogão. Fui tomar um bom banho para aliviar um pouco o calor intermitente de Pombal e dessa forma poder desfrutar com prazer do meu jantar. Banho tomado, lá vou eu pra cozinha todo animado, pús pratos, talheres e copos à mesa e tratei de ir esquentar meu jantar. Ao levantar os panos, que cobriam as panelas, me deparei com o "infitete" do "arroi di leite", ainda mais ensopado no leite. Naquele momento, me senti levantando a primeira bandeja do Restaurante Self Service que vinha frequentando diuturnamente desde que havera chegado em Pombal. Decepção!!!??? Não!!! Preferi pensar que como não havia combinado nada, a não ser que gostaria que o cardápio fosse variado durante a semana, ela deva ter resolvido começar o cardápio do jantar com o "arroi di leite" acompanhado de carne de sol acebolada e bata doce. Resolvi não ligar, relaxei e tratei de jantar em paz!

O problema é que o danado do "arroi di leite" compareceu no almoço do dia seguinte, e no jantar do dia posterior, e no almoço da quinta-feira. O "arroi di leite" tava fazendo um rodízio entre o almoço de um dia e a janta do outro! até que na sexta, minha Secretária ja com a variedade de seu cardápio vencido, me questiona:
- Seu Kilson, o senhor quer que eu faça "arroi di leite" pro jantar?

Realiazem!!! Eu ja num aguentava aquela "gororoba" e numa sexta-feira minha "secretária do lar" vir indagar se eu desejava comer aquilo novamente no jantar!!!! Não exitei, sem um pingo de intimidades ainda com ela, soltei:
- Homi Pucaridade!!!! A Senhora ja tem a cara de "arroi di leite"!!!!! Pelo amor de Deus... "arroi di leite" ta proibido aqui em casa! Eu ja num aguento comer todo dia arroz, macarrão e batata.. é muita massa!! Minha barriga ta crescendo demais... Num posso ta me intupindo de tanto carboidrato nao minha "fia"....Eu tenho que evitar o Carboidrato!!!

Minha secretáira, estática, ficou a ouvir minha reclamação e com os "zoião abuticado" olhava pra mim e balança positivamente a cabeça! E com um tom meio tímido me pergunta...
- E é seu Kilson? E quem é esse caro... caro.. carobrato é?

- Carboidrato, minha fia!!!
- Isso! quem é esse seu Kilson?

- :(

Nenhum comentário:

Postar um comentário